Cases de Sucesso
Cases de Sucesso

 

Centro Integrado de Comando e Controle – Rio de Janeiro 

 

CONHEÇA O CICC

Inaugurado em 31 Maio de 2013, o Centro Integrado de Comando e Controle foi idealizado para concentrar as ações de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Inspirado em modelos integrados de segurança adotados em Londres, Nova York, México e Madri, a central de inteligência abriga diferentes órgãos do estado.

Em um prédio localizado no bairro Cidade Nova, o Centro de Comando e Controle funciona como base de monitoramento das demandas cotidianas e principalmente para o acompanhamento em tempo real dos eventos que ocorrem na cidade.

Fornecido pela Bilfinger Mauell, o principal vídeo wall que compõe a Sala de Operações do Centro, possui 18 metros de comprimento por cinco de altura, totalizando 98 displays LED de 55 polegadas.

O edifício também abriga uma sala de gerenciamento de crises, duas salas para acompanhamento de grandes eventos, auditórios, alojamentos para os integrantes da equipe, sala de dormitório reservado para as autoridades, gabinetes para as equipes de inteligência de cada órgão, além de um heliponto.

INTEGRAÇÃO

A Central integra vários órgãos do município, estado e governo federal.

Estão interligados no prédio de quatro pavimentos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (Cet) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários de Tansportes (Agetransp).

Através da tecnologia IP X omnium, os operadores acompanham as imagens das câmeras das principais áreas da cidade e da Região Metropolitana por meio do vídeo wall instalado na Sala de Operações.

Ao todo, são 600 câmeras de videomonitoramento que compartilham as imagens, através da ferramenta de colaboração do software X omnium, para os vários órgãos instalados nos 04 pavimentos do Centro de Comando e Controle.

O monitoramento acontece, 24 horas por dia, nos 07 dias da semana. São cerca de 1.000 pessoas que atuam na Central de Inteligência. No total, são aproximadamente 668 postos de trabalho.

Os primeiros testes de operação ocorreram na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

A interligação de vários órgãos em um mesmo espaço permite que os tomadores de decisão tenham informações que vão auxiliá-los na melhor solução do problema.

O planejamento ocorre no prédio do CICC e é repassado aos Centros de Comando e Controle Móveis, que são acionados em situações de risco.

Gabinete de Gestão de Crises

É na sala estabelecida à gestão de Crises que são decididas as primeiras ações mais importantes a serem tomadas.

Catástrofes naturais, manifestações, problemas no trânsito, segurança ou grandes eventos podem desordenar o cotidiano de uma cidade.

O ambiente no CICC é equipado por três telas touch screen de 65 polegadas, que integrados ao vídeo wall de 98 displays, concede o acesso às informações em tempo real.

A colaboração entre os painéis só é possível através da tecnologia X omnium. O compartilhamento de conteúdo facilita na resolução de problemas e permite que operadores e tomadores de decisões visualizem simultaneamente a mesma informação.

Centro de Comado e Controle para Grandes Eventos

Os painéis destinados ao acompanhamento de grandes eventos fazem parte do legado das Centrais de Inteligência instaladas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

O projeto que também foi fornecido pela Mauell conta com 14 Centros que trabalharão interligados, 24 horas por dia, nos 07 dias da semana.

Os 02 vídeo walls instalados no prédio do CICC possuem 08 displays de 55 polegadas. Nomeados como Centros Integrados de Comando e Controle Nacional e Regional, os centros trazem um conceito de operação baseado em colaboração, interoperabilidade, gestão compartilhada e possibilidade de integração de diversas ferramentas de dados.

AGETRANSP

 

O Centro de monitoramento de Concessionárias da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) também está localizado no prédio do CICC. A sala é equipada com vídeo wall composto por 12 displays de 55 polegadas dotados da tecnologia X omnium. O software permite que os operadores da Câmara Técnica de Transportes possam ter acesso aos sistemas das concessionárias (CCR Barcas, Rota 116 e ligação viária Via Lagos,Linha Ferroviária Super Via e Metrô Rio e Rio Barra) possibilitando a visualização de centenas de câmeras das áreas operacionais e de transportes dos passageiros.

Mauell Serviços de Tecnologia Ltda

Acesso Rápido